O desfile de Victoria Beckham para a temporada primavera-verão 2016, em Nova York, foi bem aceito pela crítica, com seus vestidos fluidos e leves, não ajustados ao corpo, mas nas redes sociais bombaram críticas em relação à escolha de modelos muito magras para desfilar. Ela mesma já foi apelidada de “Spice Esquelética”, quando fazia parte do grupo musical feminino Spice Girls, e ainda mantém uma silhueta esquálida. Em 2010, porém, Victoria anunciou que não desfilaria mais com modelos muito magras. Não foi o que se viu no último domingo (13).
De acordo com o jornal Daily Mail, o assunto rendeu mais de 15 milhões de críticas nas redes sociais. “Outro show de esqueletos”, comentou um, enquanto outro disse: “elas não parecem nem um pouco saudáveis”. A maioria das críticas apareceu nas fotos da modelo Peyton Knight, de 17 anos, que fechou o desfile. “Como você pode promover esqueletos! Isso é ultrajante e repugnante”, afirmou um seguidor. “Esta menina é claramente doente. Como uma mulher madura, mãe que tem uma filha, você deveria ser um bom exemplo, utilizando modelos que não estão com peso perigosamente abaixo do IMC. Uma em cada 10 jovens sofre com transtornos alimentares antes da idade de 25 anos.”
Outro internauta lembrou a promessa que ela havia feito em 2010: “desculpe Victoria, mas ela é muito menina e muito magra. Você está enviando uma mensagem errada para as meninas e jovens. Você disse em 2010 que proibiria modelos muito magras em seus desfiles, mas mais uma vez você as está trazendo de volta. Por quê? Muito errado.”
Houve quem defendeu a estilista. “Eu nunca comentaria sobre coisas como esta, mas todas as opiniões negativas em relação a esta jovem são repugnantes. Ela tem 17 anos. (…) Ser magro não é sempre uma escolha, assim como ser gordo também não é uma escolha. Dizer a alguém que precisa comer mais ou comer menos é uma coisa muito ignorante para se fazer”. E ainda outra defesa: “por que as pessoas se importam tanto com corpos de outras pessoas? Por que se envergonhar do seu corpo? Ela pode comer perfeitamente bem e apenas ser magra naturalmente. Por que vomitam ódio?”.
Segundo o Daily Mail, Peyton Knight assinou com uma agência de modelos pela primeira vez quando tinha 11 anos e, aos 17, tem apenas um ano a mais do que a idade mínima recomendada para desfilar pelo Council of Fashion Designers of America (conhecido pela sigla CFDA). No Brasil, as modelos também só podem desfilar ao completar 16.
Apesar das críticas on-line, Beckham disse após o show que “é uma coleção para todas as formas e tamanhos. Sempre digo que as mulheres devem se sentir como as melhores versões de si mesmas.”