Se você acompanha o nosso blog, já deve saber por que os influenciadores devem estar na sua estratégia e como eles influenciam a decisão de compra dos consumidores. Ok, na teoria, tá tudo certo: você já entendeu o poder do Marketing de Influência.
E agora, quer botar a mão na massa? Então tá! Nós vamos te ajudar a dar os primeiros passos nas estratégias do Marketing de Influência. E é justamente nesse início que você deve ter mais cuidados.
Então, neste post, vamos ver as principais dicas estratégicas pra alcançar o sucesso com os influenciadores. Aproveite:
1. Conheça o consumidor
O consumidor é sempre o ponto de partida. Afinal, é com ele que você deseja se comunicar — os influenciadores são apenas o meio pra isso. Então, conheça o seu público pra chegar até ele:
- Quais conteúdos consomem na internet?
- Quais redes sociais mais utilizam?
- Quais são seus hábitos de compra?
- Quais personalidades da web admiram?
Essas são apenas algumas perguntas pra determinar o perfil dos consumidores e ir atrás de produtores de conteúdo que se comuniquem com eles.
2. Defina seus objetivos e metas
Como qualquer estratégia de marketing, você precisa definir objetivos específicos e metas mensuráveis no planejamento. Eles funcionarão como um norteador pra campanha seguir o caminho certo. Por exemplo:
- Aumentar as vendas da loja virtual em 30% nos próximos 3 meses
- Dobrar o tráfego do site em 6 meses
- Alcançar a primeira página do Google no próximo mês
Ao fim, a medição dos indicadores-chave da campanha, como retorno financeiro (ROI), alcance e compartilhamentos, dirá se você alcançou os resultados desejados.
3. Selecione influenciadores adequados aos objetivos e à marca
O influenciador ideal pra sua marca é o que tem mais seguidores? Não necessariamente. Você deve ir além dos números pra selecionar os parceiros da sua campanha.
Eles precisam atender aos objetivos da estratégia, ter afinidade com a sua marca e impactar o público-alvo que você deseja alcançar. Por exemplo, não adianta convidar um vegetariano pra divulgar uma marca de carnes…
4. Crie uma boa relação com os influenciadores
Influenciadores não são espaços publicitários. Eles são pessoas, que precisam ser valorizadas e respeitadas, que precisam de confiança pra produzir.
Portanto, crie uma relação positiva com eles desde a negociação, mostre que a sua marca confia no trabalho deles e dê liberdade pra produzirem. Crie uma real parceria, em que você entra com o briefing e informações estratégicas, e eles contribuem com criatividade e relacionamento com os seguidores. Isso cria uma conexão mais forte com a marca.
5. Motive os influenciadores durante a campanha
Existem diferentes fatores que motivam os influenciadores, como:
- Receber produtos pra avaliar
- Ganhar vantagens da marca, como um desconto ou acesso a eventos
- Buscar benefícios pra sua audiência, como brindes e prêmios
- Participar da elaboração da estratégia e palpitar nas ações
Você deve conhecer os influenciadores da sua campanha pra identificar o que é mais importante pra eles e usar essa estratégia pra motivá-los. Assim, eles podem se sentir motivados a publicar até mais do que vocês combinaram.