Você já deve ter percebido que só se fala em influenciadores atualmente, né? Eles são notícia na mídia, tema de palestra em eventos e motivo de debate em grupos de marketing.
Por isso, várias marcas estão investindo neles — muitas vezes sem saber muito bem por onde começar ou se realmente vale a pena. Elas simplesmente fazem porque todos estão fazendo, sabe?
E você, já parou pra pensar se o Marketing de Influência é ideal pra sua empresa? Não seja mais uma maria-vai-com-as-outras! Antes de trabalhar com influenciadores, avalie se vale a pena pra sua empresa.
Nós vamos te ajudar a pensar nisso agora. Veja algumas perguntas pra você se fazer antes de investir no Marketing de Influência:
O que você sabe sobre os influenciadores?
Primeiramente, pra começar a investir em influenciadores, você precisa conhecê-los. Se você acha que influenciador é quem publica uns videozinhos engraçados no YouTube, volte algumas casas no tabuleiro.
Ser um influenciador já é uma profissão pra muita gente. A atividade envolve muito mais do que ser engraçadinho na web. Influenciadores profissionais investem em qualidade, trabalham com planejamento, estudam o público e ralam muito pra produzir conteúdos e interagir com os seguidores.
Por isso, valorize o trabalho deles. Assim, você irá estabelecer boas parcerias, com preços justos, relacionamentos positivos e resultados eficientes.
Como está o marketing digital da sua empresa?
Se a sua marca sequer tem um site, volte mais algumas casas no tabuleiro antes de investir em influenciadores. O Marketing de Influência só vai funcionar pra sua empresa se você já tiver alguma maturidade no marketing digital.
Isso significa não apenas ter um site, mas compreender a linguagem digital, saber usar as ferramentas e os canais e, principalmente, entender o papel dos influenciadores nesse universo da web.
Dessa forma, as estratégias têm resultados muito mais eficientes, pois você consegue aproveitar os conteúdos e a imagem do influenciador em outras frentes do marketing.
Qual o mercado de atuação da sua empresa?
Tem gente falando sobre tudo que é assunto na internet: moda, artesanato, decoração, finanças, idiomas, fitness, pets e muito mais. Mas será que existem influenciadores no ramo da indústria do aço, por exemplo?
O que queremos dizer é que existem mercados que não encontram ressonância na web. Talvez porque sejam muito específicos, ou porque o público não consome muitos conteúdos na web, ou simplesmente porque não existe nenhum influenciador relevante na área.
Então, vale a pena avaliar o seu ramo de atuação antes de pensar em Marketing de Influência. Não vai cair na cilada de fazer parceria com um influenciador que não tem nada a ver com o seu mercado, ok?
Quais são seus objetivos de marketing?
Os influenciadores podem ajudar as empresas a atingir diversas metas. Se a empresa quer melhorar o alcance da marca, a imagem, o engajamento com o público ou o posicionamento no Google, ela pode contar com o Marketing de Influência.
Mas, por exemplo, se a empresa deseja se comunicar com um público tradicional, que costuma consumir conteúdos na TV, talvez os influenciadores não sejam o melhor meio.
Ou seja, pra saber se o Marketing de Influência é ideal pra sua empresa, você deve olhar pro seu objetivo de marketing e pro seu público, e avaliar se os influenciadores podem ajudar você a atingi-los.