Olhando assim, essa vida de influenciador parece fácil, né? Um postzinho desses não deve demorar mais que 5 minutos pra fazer…
Mas estamos aqui pra mostrar que o que você vê é apenas a pontinha do iceberg. Antes (e depois) de clicar em “publicar”, eles têm muito trabalho, sempre voltado pra comunicação com os seguidores.
Afinal, é a eles que os influenciadores devem agradar com seu conteúdo e suas atitudes, pois seu sucesso é sustentado por eles. E, quando as marcas procuram um parceiro no Marketing de Influência, elas buscam quem tenha uma relação próxima e positiva com os seguidores.
Por isso, vamos mostrar como é a comunicação dos influenciadores com seus seguidores, desde a produção dos conteúdos, até a interação com o público. Acompanhe:
A importância de conhecer o público antes de tudo
Conhecer os seguidores é o primeiro passo pra produzir conteúdos relevantes e saber dialogar com eles. O que eles gostam de saber? Em que canais costumam se informar? Qual linguagem eles usam no seu dia a dia? Quais são seus hábitos de consumo? Quais marcas admiram?
Essas são algumas perguntas que orientam a produção dos conteúdos, pra que eles sejam interessantes e atrativos pro público.
Pra muitos influenciadores, essa não é uma tarefa complicada, pois eles mesmos são parte do grupo com o qual se comunicam.
Por exemplo, os criadores do Jovem Nerd são “jovens nerds” antes de serem influenciadores. Eles entendem e falam a mesma língua dos seus seguidores.
A busca por informações relevantes pros seguidores
Bons influenciadores também se destacam por fazerem uma boa curadoria de conteúdos. Ou seja, eles se tornam referência pros seguidores que querem informações sobre algum assunto.
Pra isso, eles precisam saber onde buscar informações: acompanhar notícias em fontes confiáveis, manter-se atualizado com personalidades influentes do mercado, informar-se sobre o que acontece fora do país, frequentar eventos, ler livros, assistir a filmes etc.
Essas são algumas atitudes que inspiram a criação de conteúdos relevantes pro público e que reforçam a autoridade do influenciador.
Transparência dos influenciadores pra conquistar a confiança
De nada adianta criar conteúdos interessantes e atrativos, se o influenciador não conquistar a confiança do público. Pra isso, ele precisa ser transparente em suas atitudes.
Por isso, quando um conteúdo é pago por uma marca, ele precisa ser identificado como tal. Não tem problema algum fazer isso, pois os seguidores já têm maturidade pra entender a relação entre criadores e marcas no Marketing de Influência
Só o que eles exigem é que a indicação seja boa! Não adianta fazer uma parceria com uma marca somente pelo dinheiro, porque aí a confiança se quebra.
O poder da interação que valoriza os seguidores
A comunicação com os seguidores vai muito além da publicação de conteúdos. Eles gostam de interagir, de falar como se fossem amigos, de tirar dúvidas e até de criticar quando não gostam de algum post.
Afinal, as personalidades da web são diferentes das celebridades da mídia tradicional, que são ídolos inatingíveis. Na internet, eles estão a um clique, um tweet, uma mensagem de distância.
Então, pra construir uma relação próxima com o público, os influenciadores precisam estar abertos pra conversar com os seguidores.
Isso significa responder aos comentários dos fãs, valorizar suas opiniões, tirar as dúvidas enviadas por mensagem direta ou e-mail e respeitar as críticas (quando forem também respeitosas).
O ideal é também curtir, comentar e compartilhar os conteúdos que os seguidores publicam nos seus perfis pessoais — quando isso acontece, eles se sentem super valorizados!
Portanto, com conteúdos relevantes e uma interação próxima e humana, a comunicação com os seguidores pode sustentar o sucesso dos influenciadores.
Dessa forma, os influenciadores constroem uma reputação sólida junto ao público, que confia não só nos conteúdos publicados, mas também nas suas atitudes.